segunda-feira, 18 de maio de 2009

Tiesto

Bem pessoal, hoje o papo aqui é música eletrônica.
Pra quem não sabe, tenho como 'profissão diversão' a música, e o motivo disso se chama Trance Music, que nada mais é do que uma das várias vertentes da música eletrônica. Assim como o rock ( Hard Rock, Heavy Metal, Folk, Gótico, Progressivo, Grunge...), a música eletrônica também tem suas diferenças e modalidades. Claro que muita gente fala: "nossa, pra mim é tudo igual, tudo "bate estaca" ", mas existe algumas diferenças entre Dance, Trance, Psytrance, electro, House, Techno, D&B,... e assim vai.
Vou falar um pouco sobre um dos principais responsáveis pela divulgação do Trance: TIESTO.
Tijs Verwest nasceu em Breda (Holanda) no dias 17/01/69, e começou como Dj nas festinhas escolares. Após inúmeros prêmios, parcerias ( destaca-se com o Dj Ferry Corsten , em 1999) e selos lançados, Tiesto aparece para o mundo como o primeiro Dj a tocar em uma abertura de jogos olímpicos (Atenas 2004), onde no mesmo ano sai para mais uma turnê, que ao meu ver é até hoje a maior feita por um Dj. Para quem quiser dar uma conferida na performace do Dj, recomendo 2 DVDS: Tiesto in concert 2003 e Tiesto in concert 2004. O setlist do primeiro eu acho melhor, mas a produção do segundo supera tudo. Veja que eu disse o setilist, e isso não quer dizer que as músicas de 2004 são piores. Digo isso porque foi em 2004 que Tiesto lanço um dos seus melhores Cds (Just Be), onde temos as consagradas músicas just be, Love comes again, traffic e Adagio for strings.
Em 2007 os cariocas tiveram a sorte de começar o ano com uma belíssima apresentação de Tiesto na praia de Ipanema, onde reuniu mais de 200 mil pessoas. Era um aquecimento para a sua turnê do Cd elements of Life. A música In The Dark fez grande sucesso, mas o destaque que eu recomendo é a música Driving To Heaven.


Eu já tive a oportunidade de vê-lo tocar algumas vezes, e realmente o cara manda bem. Que pena que o excesso de mídia atrapalha um pouco, tornando seu trabalho muito "pop".. Mas felizmente, para a música eletrônica, tudo se renova. Tiesto ainda está no topo da onda, mas agora acompanhado de vários Djs, como Armin Van Buuren, Paul Oakenfold, Paul van Dyk, Ferry Corsten...

É isso aí galera. Até a próxima
Efiii Levy

Nenhum comentário:

Postar um comentário