quarta-feira, 20 de maio de 2009

Pearl Jam

Em 1990, surge para o mundo o que a mídia musical chama de "grunge" ou "Seatlle song". A moda camisa xadrez de flanela se espalha entre os roqueiros, gritos presos ecoam pelo ar e jovens aflitos (eu fui, ou sou um deles) buscam alívio para dores reais ou imaginárias na música. E mais uma vez a industria fonográfica fatura alguns tostões. Se passaram quase vinte anos e muito já se perdeu. Bandas terminaram por dispersão ou por suicidios causados pelo própio movimento que um dia touxe vida ao que estava se perdendo. Eu poderia falar muito sobre isso, afinal, também sobrevivi a esta onda, onde fiquei o tempo que pude na crista dela. Eu nem estava mais no mar, mas algo me trouxe de volta para um mergulho mais profundo: Pearl Jam.

Acaba de ser relançado na versão original o 1º album, TEN, que traz a versão original do disco, uma versão remixada por Brendan O' Brian com mais 6 faixas e também um acústico gravado para MTV em março de 1992 com 7 músicas.
Para quem não conhece o disco, esta é uma boa oportunidade de entender melhor o que se passava na cabeças dos jovens (hoje trintões) angustiados em busca de uma saída rápida, onde a música proporcionou isso mais uma vez. As letras carregadas de emoções descontroladas de Eddie Vedder, junto com os riffs cortantes de Mike Mcready e Stone Gossard e conduzidos firmementes pelo baixo de Jeff Ament, mostram o quanto todos estavam ligados naquele momento, não somente entre eles, mas a um mundo cinza e industrializado, molhado por sua chuva ácida e por sua debilidade. Hoje já é possivel ouvir este disco com mais propiedades lógicas e menos insanas (eu continuo mais com o insano) e se atentar a criatividade e a todo o lado visceral da banda. Mas são nas versões remixada que se podem ouvir (as vezes sutis) as nuances entre as músicas com novos bakings vocais como em Even flow e Jeremy batendo direto nos ouvidos. A diferença nos timbres das guitarras em Alive e Garden mostram a dúvida que o produtor deve ter tido na hora de finalizar não só uma música, mas o disco todo. Sem mencionar que com o passar do tempo a própria percepção do artista muda, assim como Eddie Vedder disse uma vez, que para ele Alive teria mudado o sentido por causa dos fãs, deixando de ser uma música "maldita" para uma musica "viva". A maldição se foi.

Com o DVD Pearl Jam Mtv unplugged é possível conferir toda a energia de Eddie, Jeff, Mike, Stone e o melhor baterista que a banda ja teve até hoje (no total foram 4), Dave Abbruzzese. Gravado em 16 de março de 1992, sobre forte gripe de Eddie Vedder e Jeff Ament, a banda põe ao chão a história de banquinho e violão e quebra as regras da MTV fazendo um dos melhores (se não o melhor) acústico da casa. Com uma sonaridade incrivel, Oceans vem como uma maré que vai se enchendo. Black, por sua vez, pega na musicalidade e na bela letra (procurem a tradução, muito bonita). Isso sem falar em Jeremy , Porch e Even flow. São nitidas as influencias onde o Pearl Jam bebeu. Nota-se algo de The Who, Led Zeppelin e outras bandas dos anos 70, mostrando como a música se renova, e está ai para ser testada, experimentada, e acima de tudo, para ser ouvida. Mas o melhor é saber que eles touxeram e trazem até hoje coisas novas, criativas e vivas, carregando sempre de emoções seus versos e acordes.Este disco abre novamente as portas para uma geração que viu a década de 90 passar por entre os dedos, e vê hoje os jovens fazendo o mesmo, mas sem muita propiedade, sem direção. Não mudamos o mundo na decada de 90, não sei se será possivel mudar em 2010 ou 2020, mas estamos mais atentos aos nosso erros e acertos, vamos em frente lembrando sempre: " Im still alive..."
Ten
1.Once
2.Even flow
3.Alive
4.Why go
5.Black
6.Jeremy
7.Oceans
8.Porch
9.Garden
10.Deep
11.Release

Ten redux
1.Once
2.Even flow
3.Alive
4.Why go
5.Black
6.Jeremy
7.Oceans
8.Porch
9.Garden
10.Deep
11.Release
12.Brother
13.Just a girl
14. Breath and a scream
15.State love and trust
16.2,000 mile blues
17.Evil little goat

DVD Unplugged
1.Oceans
2.State love and trust
3.Alive
4.Jeremy
5.Even flow
6.Porch

Site oficialhttp://www.pearljam.com/

4 comentários:

  1. Show de bola J!
    Congratulations my friend!
    Que seja o primeiro de muitos posts. Porque pelo visto falar de música vc sabe, né? ;)
    Parabéns e muito sucesso pra vc meu amigo!
    Bjos
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Como já comentei contigo...lendo o post deu mais vontade ainda de ouvir mais e mais PJ!!! bjusss

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu post, adoro PJ e você mais do que nunca sempre acompanhando sua trajetória.
    Me orgilho de você JB...
    bjs,
    Cecília

    ResponderExcluir
  4. sexta eu quero ver o Ju mandando no vocal com o mesmo feeling q ta esse post, heim!!
    parabens pelo post e por agregar um pouco mais de cultura util em nossas cabecinhas!
    Beijo da Vika!!

    ResponderExcluir