terça-feira, 26 de maio de 2009

Anjos e Demônios

Filme: Anjos e Demônios
Vou postar a sinopse tradicional, porque o que interessa mesmo são os comentários (o meu e os de vocês):
sinopse:
O assassinato de um cientista faz com que o professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks) e Victoria Vetra (Ayelet Zurer), filha do homem morto, envolvam-se com a sociedade secreta dos Illuminati. As pistas levam a dupla ao Vaticano, onde uma conspiração envolvendo o assassinato de cardeais, às vésperas da eleição do novo Papa, coloca-a em perigo.
Gênero: Drama
Tempo: 140 min.
Lançamento: 15 de Mai, 2009
Classificação: 16 anos
Distribuidora: Sony Pictures

comentário:
Não li o livro, portanto, não estou apto para fazer uma comparação, mas sei que teve algumas mudanças.
O filme é uma mistura de ação (e não drama) com História e Religião. Que pena que a assinatura é de Hollywood, mas mesmo assim achei um bom filme. Mas por ser Hollywoodiano, tem belas imagens, como a da praça onde o mundo acompanha a 'votação' para o novo Papa, e achei interessante o assunto cigarro: eles mostram algumas pessoas ligadas à Igreja fumando, e no decorrer do filme usam o cigarro contra o homem, deixando a imagem real e maléfica do tabaco.
Mais 1 vez o autor (do livro, Dan Brown) usou algumas brechas da igreja católica e fez uma bela história. Não achei uma crítica cruel e pesada contra o catolicismo, mas reconheço que não é de bom agrado aos católicos fiéis (por isso que a história é boa).
Não é de hoje que sabemos que toda religião, assim como todo comércio, tem suas regras para atrair seus seguidores. Digo comércio porque, depois de jogador de futebol, o que mais dá dinheiro é a religião, por isso que em toda esquina tem uma. E o que mais me chamou a atenção no filme foi uma das frase finais, onde um cardeal fala que a religião é falha, porque é feita por homens. Cada um tem uma interpretação, e a minha é: Toda religião é feita por MORTAIS.
Outra parte boa é que mostra algumas crueldades feitas no passado pela Igreja, e eu acho que é nesse ponto que os fiéis não concordam, mesmo sabendo da verdade, pois antigamente quem pensasse ou agisse diferente das regras católicas era simplesmente tirado de circulação.
Gosto de falar sobre religião porque já visitei várias delas e respeito todas, e mesmo a que eu sigo, reconheço que tem vários pontos duvidosos. Aceito todas as religiões, mas não aceito fanatismo. E acho que quem não tem fanatismo religioso vai gostar do filme.

Até a próxima
Efiii Levy

2 comentários:

  1. Estou me segurando so pra falar do filme, por que não quero comentar sobre "DEUS" ou sobre a "santa Sé" (que tanto é tratado no filme), por que pra mim....deixa pra lá.
    O filme ate que é legal, vale a pipoca e o ingresso, na minha modesta opinião não mais que isso.
    .......

    ResponderExcluir
  2. Filme bom! Mas, particularmente gostei mais de Código da Vinci. bjs

    ResponderExcluir