sexta-feira, 15 de maio de 2009

No Line On The Horizon - U2

Estou aqui para falar do 12º álbum (em estúdio) de uma das maiores bandas do mundo Rock, o U2.
Como sempre, a banda vem com algo diferente e com o risco de tudo dar errado. Foi assim com "The Joshua Tree - 1987" invadindo a América, com "Achtung Baby - 1991" se reinventando com um álbum completamente experimental, e com "Zooropa - 1993", um álbum de rock com batidas eletrônicas que foi lançado no meio da turnê ZOOTV.
Após um hiato de 5 anos, desde "How To Dismantle An Atomic Bomb - 2004, o aguardado "No Line On The Horizon - 2009" não me deixou boa impressão no começo, mas bastou ouvir mais 1 vez e pronto, percebi que era mais um típico disco do U2, e dos bons. Começa com a faixa-título do álbum, bem ligada aos anos 80, onde continua com a faixa "Magnificent", talvez a melhor do disco, mas com algo orquestrado para modificar. Na sequência temos "Moment Of Surrender", uma boa baladinha onde Bono solta a voz. Como de costume, sempre tem uma música onde o guitarrista aparece mais, e aí surgiu a "Unknown Caller". The Edge além de fazer uma marcante voz de fundo, manda seus característicos acordes de uma maneira que só ele sabe fazer. Para não perder o embalo, The Edge começa a faixa "I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight" com seus acordes, deixando parecer mais uma música típica do U2, gostosa de se ouvir. Aquela famosa "deixa rolar, está legal"."Get On Your Boots" é o carro chefe do álbum, saindo como seu 1º single. A princípio não gostei, mas ouvindo o disco como um todo percebi que ela se encaixa bem, fazendo uma boa ponte para a 2ª parte do álbum, como se fosse aquela música que encerra o lado A das antigas bolachas.
"Stand Up Comedy" é mais uma com bela guitarra. Uma música boa, mas não chama atenção. Como eu disse no começo da matéria, o U2 sempre tem que lançar algo diferente, e aí entra a canção "FEZ" com referência a Marrocos, onde parte do disco foi gravado. "White As Snow" é a balada que sempre está presente nos discos do U2. Muito lenta e sem grandes arranjos, mas é visível a emoção que Bono coloca no microfone, cantando sobre um soldado no Afeganistão. "Breathe" vem ao meu ver pra ser uma música a ser comentada. Bela pegada na guitarra, bom ritmo na dupla baixo & bateria (Adam Clayton & Larry Mullen JR), e um vocal excelente. E para encerrar temos mais uma lenta: "Cedars Of Lebanon". Bono parece conversar com o microfone (encarna um correspondente de guerra), e deixa com Larry a responsabilidade de manter um ritmo tranquilo e encerrar mais um belo CD desta maravilhosa banda irlandesa.

Marcam presença mais uma vez os produtores Brian Eno e Daniel Lanois. E só para deixar como curiosidade, a imagem da capa do disco representa o encontro do céu com o mar e foi criada pelo artista plástico japonês Hiroshi Sugimoto.

Faixas
1. "No Line On The Horizon" 4:12
2. "Magnificent" 5:24
3. "Moment of Surrender" 7:24
4. "Unknown Caller" 6:02
5. "I’ll Go Crazy If I Don’t Go Crazy Tonight" 4:14
6. "Get On Your Boots" 3:24
7. "Stand Up Comedy" 3:49
8. " Fez – Being Born" 5:17
9. "White As Snow" 4:41
10. "Breathe" 5:00
11. "Cedars Of Lebanon" 4:13

8 comentários:

  1. É sabido que tudo que for feito pelo U2, e sempre bem feito e vai direto no ponto em que eles querem acertar.Personalidades a parte (Bono,ONU, hotel na Irlanda, etc...) os caras mandam muito bem, ja deu pra sacar que "Get On Your Boots" cola nos ouvidos e ja tem banda nas noites de São Paulo fazendo cover desta musica.
    E sentar e ouvir, ou melhor ouvir em pé pois U2 sempre vai merecer aplausos de pé.

    ResponderExcluir
  2. Levy!! Tbem tive a mesma impressão qdo ouvi a primeira musica do cd.. mas agora não deixo de ouvir um dia sequer!!! As minhas favoritas são Moment Of Surrender, No Line On The Horizon e Unknown Caller (e todas as outras! rs..)
    Adorei a curiosidade da capa!! Genial como sempre!!

    Ouvi rumores de que eles passariam por aqui no final do ano.. será verdade?!! rs..

    ResponderExcluir
  3. e aí Julinho. Bom saber que nas noitadas paulistanas as bandas estã tocando mais uma do U2. Realmente não tem como deixar de lada essa banda.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rubia. Obrigado pelo comentário. Quanto a vinda no final do ano eu acho muito improvável, pois quando eles passam pela América do Sul é sempre no final da 2º parte da turnê ou na 3ª parte, e no final de 2009 ainda estará na 1ª. Mas não é bom duvidar do U2. Vamos manter a esperança, pois o que eles fazem não é um show, e sim um Espetáculo áudio visual...rsrsr

    ResponderExcluir
  5. Levy!
    Amei a sua critica, deste no albúm!
    Tive esta mesma impressão, porém não consigo parar de escutar!
    Afinal U2... é U2!
    Os caras sempre surpreendendo!
    Fantástico, Fabuloso!
    E o clipe da "Magnificent", diviiiiino!
    Sou suspeita para dizer algo sobre eles!
    Porém esta é a minha religião! rs
    Acredito e torço demais para que eles estejam aqui no final do ano!
    Adorei o blog, passarei aqui sempre!

    By Lourdinha

    ResponderExcluir
  6. "anonima Lourdinha"...rsrs, obrigado pelo comentário, e o 'prapoucos' agradece o elogio feito. Valeu Claudinha. Nos visite sempre, e fique como seguidora.

    ResponderExcluir
  7. Fala neguinho! Vim aqui prestigiar seu blog... ainda mais nesse post do novo disco do U2. Parabéns pela iniciativa e agora fico como + 1 seguidor. Grande abraço, Marinho

    ResponderExcluir
  8. Gostei da história das bandas Julião!
    Demonstra que pra chegar aonde queremos, temos que ser persistentes!
    Minha banda vai chegar la!]
    Vlw mano fica com Deus e é nóiszx!

    ResponderExcluir