Estou aqui para falar do 12º álbum (em estúdio) de uma das maiores bandas do mundo Rock, o U2.
Como sempre, a banda vem com algo diferente e com o risco de tudo dar errado. Foi assim com "The Joshua Tree - 1987" invadindo a América, com "Achtung Baby - 1991" se reinventando com um álbum completamente experimental, e com "Zooropa - 1993", um álbum de rock com batidas eletrônicas que foi lançado no meio da turnê ZOOTV.
Após um hiato de 5 anos, desde "How To Dismantle An Atomic Bomb - 2004, o aguardado "No Line On The Horizon - 2009" não me deixou boa impressão no começo, mas bastou ouvir mais 1 vez e pronto, percebi que era mais um típico disco do U2, e dos bons. Começa com a faixa-título do álbum, bem ligada aos anos 80, onde continua com a faixa "Magnificent", talvez a melhor do disco, mas com algo orquestrado para modificar. Na sequência temos "Moment Of Surrender", uma boa baladinha onde Bono solta a voz. Como de costume, sempre tem uma música onde o guitarrista aparece mais, e aí surgiu a "Unknown Caller". The Edge além de fazer uma marcante voz de fundo, manda seus característicos acordes de uma maneira que só ele sabe fazer. Para não perder o embalo, The Edge começa a faixa "I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight" com seus acordes, deixando parecer mais uma música típica do U2, gostosa de se ouvir. Aquela famosa "deixa rolar, está legal"."Get On Your Boots" é o carro chefe do álbum, saindo como seu 1º single. A princípio não gostei, mas ouvindo o disco como um todo percebi que ela se encaixa bem, fazendo uma boa ponte para a 2ª parte do álbum, como se fosse aquela música que encerra o lado A das antigas bolachas.Como sempre, a banda vem com algo diferente e com o risco de tudo dar errado. Foi assim com "The Joshua Tree - 1987" invadindo a América, com "Achtung Baby - 1991" se reinventando com um álbum completamente experimental, e com "Zooropa - 1993", um álbum de rock com batidas eletrônicas que foi lançado no meio da turnê ZOOTV.
"Stand Up Comedy" é mais uma com bela guitarra. Uma música boa, mas não chama atenção. Como eu disse no começo da matéria, o U2 sempre tem que lançar algo diferente, e aí entra a canção "FEZ" com referência a Marrocos, onde parte do disco foi gravado. "White As Snow" é a balada que sempre está presente nos discos do U2. Muito lenta e sem grandes arranjos, mas é visível a emoção que Bono coloca no microfone, cantando sobre um soldado no Afeganistão. "Breathe" vem ao meu ver pra ser uma música a ser comentada. Bela pegada na guitarra, bom ritmo na dupla baixo & bateria (Adam Clayton & Larry Mullen JR), e um vocal excelente. E para encerrar temos mais uma lenta: "Cedars Of Lebanon". Bono parece conversar com o microfone (encarna um correspondente de guerra), e deixa com Larry a responsabilidade de manter um ritmo tranquilo e encerrar mais um belo CD desta maravilhosa banda irlandesa.
Marcam presença mais uma vez os produtores Brian Eno e Daniel Lanois. E só para deixar como curiosidade, a imagem da capa do disco representa o encontro do céu com o mar e foi criada pelo artista plástico japonês Hiroshi Sugimoto.
Faixas
1. "No Line On The Horizon" 4:12
2. "Magnificent" 5:24
3. "Moment of Surrender" 7:24
4. "Unknown Caller" 6:02
5. "I’ll Go Crazy If I Don’t Go Crazy Tonight" 4:14
6. "Get On Your Boots" 3:24
7. "Stand Up Comedy" 3:49
8. " Fez – Being Born" 5:17
9. "White As Snow" 4:41
10. "Breathe" 5:00
11. "Cedars Of Lebanon" 4:13
É sabido que tudo que for feito pelo U2, e sempre bem feito e vai direto no ponto em que eles querem acertar.Personalidades a parte (Bono,ONU, hotel na Irlanda, etc...) os caras mandam muito bem, ja deu pra sacar que "Get On Your Boots" cola nos ouvidos e ja tem banda nas noites de São Paulo fazendo cover desta musica.
ResponderExcluirE sentar e ouvir, ou melhor ouvir em pé pois U2 sempre vai merecer aplausos de pé.
Levy!! Tbem tive a mesma impressão qdo ouvi a primeira musica do cd.. mas agora não deixo de ouvir um dia sequer!!! As minhas favoritas são Moment Of Surrender, No Line On The Horizon e Unknown Caller (e todas as outras! rs..)
ResponderExcluirAdorei a curiosidade da capa!! Genial como sempre!!
Ouvi rumores de que eles passariam por aqui no final do ano.. será verdade?!! rs..
e aí Julinho. Bom saber que nas noitadas paulistanas as bandas estã tocando mais uma do U2. Realmente não tem como deixar de lada essa banda.
ResponderExcluirOlá Rubia. Obrigado pelo comentário. Quanto a vinda no final do ano eu acho muito improvável, pois quando eles passam pela América do Sul é sempre no final da 2º parte da turnê ou na 3ª parte, e no final de 2009 ainda estará na 1ª. Mas não é bom duvidar do U2. Vamos manter a esperança, pois o que eles fazem não é um show, e sim um Espetáculo áudio visual...rsrsr
ResponderExcluirLevy!
ResponderExcluirAmei a sua critica, deste no albúm!
Tive esta mesma impressão, porém não consigo parar de escutar!
Afinal U2... é U2!
Os caras sempre surpreendendo!
Fantástico, Fabuloso!
E o clipe da "Magnificent", diviiiiino!
Sou suspeita para dizer algo sobre eles!
Porém esta é a minha religião! rs
Acredito e torço demais para que eles estejam aqui no final do ano!
Adorei o blog, passarei aqui sempre!
By Lourdinha
"anonima Lourdinha"...rsrs, obrigado pelo comentário, e o 'prapoucos' agradece o elogio feito. Valeu Claudinha. Nos visite sempre, e fique como seguidora.
ResponderExcluirFala neguinho! Vim aqui prestigiar seu blog... ainda mais nesse post do novo disco do U2. Parabéns pela iniciativa e agora fico como + 1 seguidor. Grande abraço, Marinho
ResponderExcluirGostei da história das bandas Julião!
ResponderExcluirDemonstra que pra chegar aonde queremos, temos que ser persistentes!
Minha banda vai chegar la!]
Vlw mano fica com Deus e é nóiszx!