domingo, 24 de maio de 2009

O Menino do Pijama Listardo - John Boyne

Li o livro ano passado e gostei bastante. A leitura é envolvente e fácil de compreender, sendo possível ler rapidamente. Apesar da história se passar na época da Segunda Guerra Mundial, a forma como é narrada se diferencia de outros livros que já li sobre esse tema, que geralmente são centrados na captura dos judeus ou nos campos de concentração, porém “O Menino do Pijama Listrado” mostra a visão inocente de um garoto de nove anos, que nada sabe sobre o Holocausto. A Alemanha está em guerra e sua família está envolvida no conflito, mas o garoto (Bruno) não compreende o que está acontecendo. Ele sabe apenas que foi obrigado a abandonar sua casa, amigos e Berlim e se mudar para uma região desolada, onde não tem ninguém para brincar. Da janela do quarto, Bruno vê uma cerca com centenas de pessoas, e no seu ponto de vista, essas pessoas estão vestidas com “pijamas listrados” e não entende o porquê e nem o que fazem naquele lugar. Ele começa a explorar ao redor de sua casa e nessas andanças conhece Schmuel, um garoto que vive do outro lado da cerca. Os dois ficam amigos e conforme a amizade se intensifica, Bruno vai aos poucos desvendando o mistério de todas essas mudanças que ocorreram com ele e sua família. Uma história triste de amizade e guerra, onde a inocência e a curiosidade de um garoto têm um preço alto.

Baseado neste livro, o cineasta inglês Mark Herman, lançou o filme em 2008. Ainda não tive a oportunidade de assisti-lo, mas está na minha relação de filmes para assistir.

4 comentários:

  1. O filme é fantástico, vale muito a pena assistir!

    ResponderExcluir
  2. me fala uma coisa naum se preucupe naum vai estragar nd pra mim se vc falar mais o garoto morre ou o amigo dele porque senaum pra mim naum vai ter graça ler pois vai ser muito triste cou comecar a chorar por favor alguem pode me dizer isso?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sr ou Sra Anonimo(a), se você me passar seu email (ou mandar um pra mim, que está no perfil do blog) eu até respondo, mas aqui prefiro não escrever para não atrapalhar as outras pessoas que por ventura podem ler, mas tanto o filme quanto o livro são bons, vale a pena. Se não estiver no pique de ler, assista o filme. É uma história diferente, onde o foco não é o bombardeio da guerra e sim a amizade e a inocÊncia de 2 garotos.
    Não fique preso(a) ou com medo da tristeza e tente com ela enxergar um lado positivo.
    Espero ter ajudado, e qualquer dúvida pode enviar um email.
    abç - Efiii Levy

    ResponderExcluir