segunda-feira, 22 de junho de 2009

Trama Internacional

Sinopse:
"Em Trama Internacional (The International), um thriller emocionante, o agente da Interpol, Louis Salinger (Clive Owen), e a assistente da promotoria de Manhattan, Eleanor Whitman (Naomi Watts), estão determinados a obter provas incriminadoras contra um dos bancos mais poderosos do mundo. Investigando inúmeras operações ilícitas e censuráveis, Salinger e Whitman seguem o rastro do dinheiro de Berlim a Milão, de Nova York a Istambul. Levados numa perseguição perigosa pelo planeta, sua obstinação inabalável representa um alto risco para suas vidas, uma vez que seus alvos estão dispostos a tudo – inclusive matar – para seguir financiando o terrorismo e a guerra."

Comentário:
O filme realmente é 'internacional', pois viaja por várias cidades, principalmente pela Europa. E é daqueles onde tem que prestar atenção nos detalhes, mas não chega a ser tão confuso quanto "Munique". Não é um filme de ação como os do "007", e nem de espionagem como "Os infiltrados", mas pode ser uma mistura dos 2, com um pouco de calmaria.
Eu esperava um filme morno e com final sem surpresas, mas gostei do que vi, pois era tudo que eu queria para começar a semana. Eu demoro uns 15 min. para me desligar de um filme, ou seja, ao sair da sala fiquei encarando todos que estavam no shopping. Um simples coçar nos olhos de um transeunte qualquer já bastou para eu olhar para os lados, descer a escada caracol como se fosse uma perseguição, e louco para gritar: FBI; CIA, ou até Rota ou BOPE...hahahaha.
Ignorando a cronologia, eu diria que esse filme é o iníco de "o senhor das armas", ou "os infiltrados" (guardadas as medidas proporções, é claro).
O bom do filme é que o vilão não é um personagem, e sim uma entidade financeira. Informação tirada da intenet diz que "a inspiração veio de um banco paquistanês que, de 1970 a 1991, especializou-se em lavagem de dinheiro, compra de armas e financiamento de rebeldes, mercenários e terroristas pelo mundo. No enredo de Trama Internacional, o banco em questão tem sua matriz em Luxemburgo e funcionários especializados em compra de armas, inclusive mísseis".
A cena de tiroteio dentro de um prédio (museu) é espetacular. E mostra até onde a pessoa investigada é inimiga. Alguns inimigos podem se tornar bons aliados, e é por isso que em alguns casos a polícia exige a captura do elemento vivo, e não morto. E é ai que o agente da interpol Louis Salinger (Clive Owen) tenta guiar um caminho correto, pois no passado já havia se dado mal. Ele confia na sua parceira Eleanor Whitman (Naomi Watts), mas a pressão de seus superiores faz levantar suspeitas no seu ambiente de trabalho.
A trilha sonora é envolvente como todo filme desse gênero, e a música final (instrumental) te deixa mais intrigado ainda, dando a sensação de um filme sem fim. E junto com as legendas finais mostra que o caos foi instalado no mundo.
Apesar de ter um enredo meio manjado, onde tentam colocar a imagem de um policial politicamente correto sem forças para lutar contra uma organização onde gira milhões, eu recomendo este filme. Todos os outros citados nesta resenha são melhores, mas isso não é uma crítica negativa. Vale a pena ver.

Informações Técnicas:
Título no Brasil: Trama Internacional
Título Original: The International
País de Origem: EUA / Alemanha / Reino Unido
Gênero: Drama / Suspense
Tempo de Duração: 118 minutos
Direção: Tom Tykwer
Site Oficial: http://www.everybodypays.com/
Elenco:
Clive Owen - Louis Salinger
Naomi Watts - Eleanor Whitman
Armin Mueller-Stahl - Wilhelm Wexler
Ulrich Thomsen - Jonas Skarssen
Brian F.O'Byrne - The Consultant
Michel Vollet - Viktor Haas
Jack McGee - Detective Bernie Ward
Patrick Baladi - Martin White

abç, e até a próxima
Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário