terça-feira, 2 de junho de 2009

Divã

Filme: Divã

Elenco:

Lilia Cabral (Mercedes)José Mayer (Gustavo)
Alexandra Richter (Mônica)
Cauã Reymond (Murilo)
Reynaldo Gianecchini (Theo)
Eduardo Lago (Carlos Ernesto)
Paulo Gustavo (René)
Duda Mamberti (Padre)
Julianne Trevisol (Ju)
Johnny Massaro (Filho de Mercedes)
César Cardareiro (Filho de Mercedes)

Dessa vez não vou colocar a sinopse, vou direto ao comentário.
- comentário:
Encarei um cinema numa segunda-feira bem fria. Fui sem rumo para ver um filme sem esperar nada dele. Fiquei surpreso. Um filme muito bom. Apesar de ter dado várias risadas, eu o classifico como Drama.
De acordo com o nome, claro que o filme se passa numa sessão de psicanálise, mas isso é um mero detalhe. Mostra a vida de uma mulher de meia idade onde o casamento se encontra na mesmice e sem perspectiva de melhoras. Aquela felicidade estacionada com o freio de mão puxado, porém num local seguro. Apesar de ser atual, acho difícil passar isso para os casais de agora. Digo difícil porque os casais de hoje são diferentes, pois a facilidade de separação tira um pouco a vontade de superação diante dos problemas. E o bom do filme é que Mercedes (Lilia Cabral) não sofre com o casamento e até demonstra um certo amadurecimento ao encarar alguns problemas, ou seja, e foco do filme é outro.
Gostei porque tem muitas (e boas) frases de efeitos, palavrões na medida certa, uma bela trilha sonora com músicas retratando exatamente a situação da cena, e uma excelente atuação de Lilia Cabral.
Muitos podem encarar como mais um filminho nacional, mas na minha interpretação, passa uma boa mensagem da vida feminina pós 40 anos. A visão masculina ficou de lado, e o que vou guardar do filme não é aquele lance da mulher querer sair para se divertir tentando passar uma imagem de que está tudo ótimo, e sim de como encarar uma vida "pós mesmice".
Não vou comentar mais nada para não contar detalhes, mas quem quiser saber mais sobe o motivo de eu ter gostado do filme e tê-lo classificado como um drama, é só entrar em contato por comentários ou via e-mail (que está no meu perfil de colaborador).
Em resumo: recomendo este filme para todos, mesmo estando próximo ao dia dos namorados...rsrs
Até semana que vem, com mais um cineminha.
abç
Efiii Levy

Um comentário:

  1. Assisti ontem este filme e gostei bastante.
    Concordo com sua classificação como drama, tem algumas cenas engraçadas, mas não chega a ser comédia. O filme mostra bem a realidade, com um pouco de humor. Recomendo, principalmente as mulheres. rs
    Vi...

    ResponderExcluir