terça-feira, 9 de junho de 2009

Requiem for a dream

Quando me indicaram esse filme, falaram apenas que era sobre drogas e com algumas cenas fortes. Comecei assistir sem muita vontade. Ao acabar de ver, apenas exclamei: PQP, que filme!!!!! Cenas fortes, mostrando a realidade dos viciados.
Ele retrata sim sobre as drogas, mas não no sentido de mostrar o mal que elas fazem, e sim a vida dos dependentes. E o mais interessante é que ele prova que tanto a cocaína quanto a televisão são drogas que destroem as pessoas.
Vamos a sinopse:
"Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro. Já Sara, mãe de Harry, é viciada em assistir programas de TV. Até que um dia recebe um convite para participar do seu show favorito, o "Tappy Tibbons Show", que é transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se tornar uma viciada neste medicamento."

Comentário:
Na minha humilde opinião, é o melhor filme sobre drogas. Não é moralista, e sim realista. Não está preocupado em mostrar uma luz no fim do túnel para os dependentes, e sim mostrar até onde uma pessoa viciada pode chegar. Cenas fortes para todos os personagens, sem dó nem piedade. Uma produção barata, sem grandes estrelas, mas com uma bela mensagem e também belas imagens. Tem o enredo clássico, onde mostra os adolescente com seus sonhos de vencerem na vida, e uma senhora que está prestes a realizar seu desejo. Mas tudo se complica quando o vício domina as mentes dessas pessoas. Essas histórias estamos cansados de ver no nosso dia a dia, e o filme retrata esse 'cotidiano' com muita crueldade e realidade. Um filme onde não tem personagens que fazem o papel de amparar e tentar recuperar uma pessoa doente, e as cenas finais de cada personagem (principalmente a de Jennifer Connelly, que faz Marion) é de assustar qualquer pessoa.
Um filme único. Garanto que vão gostar. O título original é "Requiem for a Dream", mas pode encontrar como "Requiem para um sonho" ou "A vida não é um sonho"
E ainda tem uma bela trilha sonora, com músicas e sons em harmonia com as cenas. Tem uma música que até virou Psytrance no comando de GMS (Juice - achei ela com cenas do filme nesse link - http://videolog.uol.com.br/video.php?id=253660).
elenco:
Ellen Burstyn — Sara Goldfarb
Jared Leto — Harry Goldfarb
Jennifer Connelly — Marion Silver
Marlon Wayans — Tyrone C. Love
Christopher McDonald — Tappy Tibbons
Louise Lasser — Ada
Janet Sarno — Mrs. Pearlman
Suzanne Shepherd — Mrs. Scarlini
Joanne Gordon — Mrs. Ovadia
Charlotte Aronofsky — Mrs. Miles
Mark Margolis — Mr. Rabinowitz
Michael Kaycheck — Donut Cop
Jack O'Connell — Corn Dog Stand Boss
Chas Mastin — Lyle Russel

Direção: Darren Aronofsky
Gênero:Drama
Tempo de Duração: 102 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2000
Site Oficial: http://www.requiemforadream.com/
baseado em livro de Hubert Selby Jr.
trailler: Recomendo ver os dois, pois o primeiro monstra o lado mais sonhador e o segundo o lado mais desesperador.








4 comentários:

  1. Queria muito assistir, parece bom mesmo. Mas, é difícil de achar.

    ResponderExcluir
  2. Hey anônimo(a), se você se identificar, quem sabe eu posso te ajudar? Se preferir, pode entrar em contato por e-mail (está no meu perfil). Abç

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde pessoal...
    tenho acompanhado sim suas postagens...e te fala uma coisa...mto boas as indicações de vcs...
    são filmes músicas q provavelmente não saberia...ou até memso me interessaria ..caso não houvessem vcs pra comentar um pouco e mostrar coisas novas...

    TA da hora o trabalho de vcs viu
    parabens

    ResponderExcluir
  4. Finalmente assisti esse filme, achei mto forte!!! Algumas cenas me deixaram angustiada. É uma realidade sem dúvida, o vício e sua destruição.

    ResponderExcluir