terça-feira, 2 de junho de 2009

Curiosidades no mundo do Rock

E eles diziam: "rock and roll"!
Era com esta gíria que os negros americanos, no começo da decada de 20, descreviam o ato sexual dos verbos "to rock" (balançar) e "to roll" (mexer).
Em 1922, Trixie Smith grava um blues com o nome de "My Daddy Rocks Me (With One Steady Roll)", algo do tipo "Meu pai me balança (com um rolar ritmado)".
Depois de quebrar as barreiras do preconceito, isso lá pela década de 40, o “rhythm’n’blues” alcança os ouvidos dos jovens brancos, e em 1951 é apelidado de "Rock and Roll" pelo DJ americano Alan Freed, em seu programa de rádio.
No mesmo ano, "Rocket 88" é gravado por Jackie Breston and Delta Cats produzidos por Sam Phillips (não é o mesmo da TV, ok? rs), que anos depois também lançaria um cara chamado Elvis "The Pélvis Presley”. "Rocket 88" é considerado um dos maiores sucesso do “rhythm’n’blues”, que foi regravado depois por Bill Halley & His Comets se tornando o primeiro sucesso da carreira de Bill.
Em 9 de julho de 1955, “Rock Around The Clock” de Bill Halley chega ao topo da parada pop da revista Billboard e fica lá em cima por dois meses, se tornando o primeiro “Rock and Roll” a atingir as paradas! Vale lembrar que esta música fez parte da trilha do filme “Sementes da Violência” (Black-board Jungle). Este filme falava da delinquência juvenil, e na hora que entrava a música, o som era desligado, porque a galera se empolgava e destruía as salas de cinemas dançando em cima das cadeiras.

Depois de acabar com alguns cinemas por ai a fora e fazer muita gente balançar, em 21 de abril de 1956, outra canção entrava na parada e se tornava a nº. 1 novamente. Desta vez foi com a música “Heartbreak Hotel” de Elvis Presley, mas esta já é outra história!
Até mais.

3 comentários:

  1. Boa J,
    Tô gostando de ver!
    E então? Deixa eu pensar! A próxima será do Elvis? Beatles?
    São tantos que acho que esse blog não vai ter espaço ... ;)
    Bj

    ResponderExcluir
  2. ..Sempre tem espaço pra musica, mas de qualquer forma a gente pode montar um portal! rsrs
    bj

    ResponderExcluir
  3. Sempre tem espaço pra música? Então manda uma resenha do Sertanejo, Axé,...hahaha (estou partindo do princípio de que axé e sertanejo são considerados ritmos musicais...rsrs)
    brincadeira Julinho. Valeu por deixar nosso blog cada vez melhor.
    abç - EfiiiLevy

    ResponderExcluir