domingo, 12 de julho de 2009

Violência Gratuíta

Sinopse do dvd: "neste provocativo e brutal thriller do diretor Michael Haneke, uma família em férias recebe a visita inesperada de dois jovens profundamente perturbados. Seu descanso tão sonhado transforma-se em pesadelo quando são submetidos a inimaginávies terrores e esforços para manter-se viva."

Comentário:
Um filme doente, perturbado. Uma história doente, perturbada. Personagens doentes, perturbados. E os espectadores...bem, esses podem ser normais...rsrs. Mas depois de ver o filme até os normais ficam perturbados.
Quem viu e gostou (eu gostei) de "laranja mecânica", tem boa chance de gostar desse filme (apesar de Laranja Mecânica ser bem melhor). O nome em português diz tudo: "Violência Gratuita". Eu diria que o resumo do filme é o título em português.
Os jovens Paul e Peter mostram um jogo de crueldade sem fim, sem medo e sem nexo. Além dessa crueldade, uma outra coisa me chamou a atenção: A cena do controle remoto. Achei genial, pois mostra uma saída, um desfecho mais cruel de algo que poderia ser óbvio. Graças a essa cena o diretor pôde mostrar que teria chance fazer um fim comum, mas optou por algo mais cruel, passando a entender de que a vida (dos adolescentes) continuam como antes, sem nada para abalar as mentes doentes desses garotos. Eu citei "laranja mecânica" não por acaso, pois os jovens do filme se mostram pessoas da sociedade e não assassinos comuns. Demonstram ter um certo grau de cultura, que se vestem de acordo com o local, tem assuntos de acordo com a classe social de suas vítimas (que demonstram ter um boa conta corrente).
Bem, eu recomendo porque eu achei genial a forma de como ele foi dirigido. Realmente é um filme pesado, onde é impossível ficar indiferente após assistí-lo. Com certeza você não vai ficar tão de bem com a vida depois de ver um filme que mostra uma grande violência banal, sem dó. Duas mentes atormentadas e cruéis que mexem com o nosso humor. É aquele filme pra gostar ou odiar, sem meio termo.

Elenco:
Tim Roth (George)
Devon Gearhart (Georgie)
Brady Corbet (Peter)

Direção: Michael Haneke
Gênero: Terror
Titulo original: Funny games
Duração: 112 min.
Distribuidora: Califórnia Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário