domingo, 12 de julho de 2009

sobre meninos e lobos

Sinopse tirada da internet:
"Após a filha de Jimmy Marcus (Sean Penn) ser encontrada morta, Sean Devine (Kevin Bacon), seu amigo de infância, é encarregado de investigar o caso. As investigações de Sean o fazem reencontrar um mundo de violência e dor, que ele acreditava ter deixado para trás, além de colocá-lo em rota de colisão com o próprio Jimmy, que deseja resolver o crime de forma brutal. Há ainda Dave Boyle (Tim Robbins), que guarda um segredo do passado que nem mesmo sua esposa conhece. A caçada ao assassino faz com que o trio tenha que reencontrar fatos marcantes do passado, os quais eles preferiam que ficassem esquecidos para sempre."


Comentário:
Um filme de 2003, mas que merece respeito sempre. Não é o melhor de Clint Eastwood (prefiro "menina de ouro"), mas é dele. Não é o melhor de Sean Penn (prefiro "21 gramas"), mas tem ele. O filme aparentemente sem herói e sem vilão, mesmo tendo um homem mal que faz sua própria justiça e um policial honesto que desvenda um assassinato. O bom disso é que a vítima não uma vítima, e o vilão também não é vilão.
Apesar de ser drama, não tem momentos de choradeira, mas sim vários momentos de prender a atenção, deixando o espectador pensativo. Mostra como um trauma do passado interfere na mente da pessoa sempre. São 3 amigos de infância, onde cada um segue um caminho. Nem sempre o mais bonzinho segue o melhor caminho, ou o mais cruel mantém a crueldade quando adulto. O bom de filmes assim é que podemos ver isso no nosso dia a dia. Pessoas que fazem justiça ao seu modo (não estou me referindo a mesma justiça feita no filme [com mortes], e sim num modo geral), pessoas que escondem traumas do passado e não conseguem se desfazer deles, e assim vai. Quando temos certeza de que as evidências estão certas, podemos nos precipitar e fazer algo que não tem volta, mas a certeza nos faz crer que estamos sempre agindo corretamente. Algumas vezes, alguns minutos (ou horas) podem fazer a diferença.
Uma história forte, verdadeira, com pessoas comuns e sem atos heróicos ou de bandidagem. Apenas uma história com traumas e tragédias. Um filme que não tem o poder de te alegrar ou de te deixar para baixo, e sim apenas para refletir sobre amizade, mentes perturbadas, confiança (aqui entra amigos de infância, marido/mulher, parceiros de profissão,...), perda de familiares,... Como eu já disse, não é o melhor de Clint Eastwood e nem de Sean Penn, mas como sou fã dos 2, eu recomendo.
Ficha Técnica:
Título Original: Mystic River
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 137 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2003
Site Oficial: http://mysticrivermovie.warnerbros.com/
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Clint Eastwood
Elenco:
Sean Penn (Jimmy Marcus)
Tim Robbins (Dave Boyle)
Kevin Bacon (Sean Devine)
Laurence Fishburne (sargento Whitey)
Adam Nelson (Nick Savage)
Emmy Rossum (Katie)
Cayden Boyd (Michael)
Robert Wahlberg (Kevin Savage)
Jillian Wheeler (Sara Marcum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário