segunda-feira, 13 de julho de 2009

Onde os fracos não tem vez

Sinopse tirada da internet:

"No oeste do Texas, na década de 80, Llewelyn Moss (Josh Brolin), veterano do Vietnã, aproveita uma venda malfeita de drogas para fugir com US$ 2 milhões. Porém, ele passa a ser perseguido por um violento e implacável assassino (Javier Bardem), que nem mesmo o xerife Bell (Tommy Lee Jones) pode conter."

Comentário:

Quando se trata de contos do velho oeste, tem um ditado que diz: "Entre a verdade e a lenda, fique com a lenda". O homem morre, mas enquanto houver um ser vivo para contar a lenda, ela continuará viva. É mais ou menos assim que tem que encarar o filme "onde os fracos não tem vez".
A história é simples: Josh Brolin (Llewelyn Moss) encontra umas caminhonetes abandonadas com vários corpos baleados e uma mala com muito dinheiro, e por causa disso é perseguido por um matador chamado Anton Chigurh (Javier Bardem). O que faz o filme ser bom? Oras, a lenda que envolve todo o enredo!!! Logo no começo temos o matador mostrando para que serve um cilindro de ar. Depois mostra o caçador de cervos errando seus tiros num Texas calmo e deserto. Em outras palavras, um homem armado sem pontaria X um assassino com um cilindro de ar. A lenda está pronta. E para a história ficar completa, temos o xerife é claro, aqui interpretado pelo ator Tommy Lee Jones. O diferencial é que se trata de um Texas mais atual, e para transportar enredos antigos para a atualidade, é só colocar uns traficantes no meio disso tudo. E é esse o motivo do assassino ir ao encontro do caçador sem pontaria.
Um filme bem simples, sem trilha sonora, sem efeitos milionários e um deserto como paisagem. O que também me chamou a atenção é que temos 3 personagens (xerife, assassino e caçador) que se cruzam poucas vezes, mesmo a história sendo ao redor deles. Talvez esses sejam os méritos dos irmãos Coen, pois nenhum filme ganha sem querer 4 estatuetas.

Um filme meio angustiado, onde o espectador fica no aguardo do "tiroteio final", ou de um desfecho comum, e nada disso acontece. O filme simplesmente passa, e quando você se dá conta, aparece os letreiros anunciando o fim.
Pra quem gosta de filmes sem explosões, com poeira e calmaria como cenário, mas com uma história e atuações de prender a atenção, está aí uma boa dica. Eu recomendo.

Ficha Técnica:

Título Original: No Country for Old Men
Gênero: Drama/suspense
Tempo de Duração: 122 minutos
Direção: Ethan Coen e Joel Coen
Roteiro: Ethan Coen e Joel Coen, baseado em livro de Cormac McCarthy
Lançamento DVD: Mai de 2008
Classificação: 16 anos
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil


Tommy Lee Jones (Ed Tom Bell)
Javier Bardem (Anton Chigurh)
Josh Brolin (Llewelyn Moss)
Woody Harrelson (Carson Wells)
Kelly Macdonald (Carla Jean Moss)
Garrett Dillahunt (Wendell)
Tess Harper (Loretta Bell)
Barry Corbin (Ellis)
Beth Grant (Agnes)
Kit Gwin (Molly)
Rodger Boyce (Xerife de El Paso)
Premiações - Ganhou 4 Oscars, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Javier Bardem) e Melhor Roteiro Adaptado. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Edição de Som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário