Sinopse: O documentário mostra a transformação do John Lennon artista no ativista social e como o governo norte-americano tentou silenciá-lo e expulsá-lo do país. Não é apenas um episódio isolado da história americana, mas sim um fato relevante na atualidade. Focando-se no período 1966/1976, aborda ainda a luta pelos direitos civis, a nova esquerda e os movimentos políticos, a decepção com o governo Nixon, o caso Watergate.
Comentário:
Não sou a pessoa mais indicada pra falar sobre Beatles e seus integrantes e nem sobre a política americana. Na verdade, estou vendo e lendo cada vez mais sobre essa tal política americana justamente por não gostar dela, e aí caí nesse belo filme.
Um ótimo documentário, onde mostra a luta de um astro da música contra a violência. Lennon usa de seu carisma e seu poder de manipular a mídia para ser um porta voz do povo largado americano (lembrando sempre que nas décadas de 60 e 70 era chique ser largado). Ganha até a simpatia de líderes americanos contra a política, como por exemplo o líder dos panteras negras. Mas o bacana do filme é que mostra entrevistas e comentários dos dois lados, tanto do grupo contra a guerra (do Vietnã) como do grupo que trabalhava pro governo. E por falar em governo, nessa época o presidente era o Nixon, isso mesmo, o mesmo já citado na resenha do filme Frost/Nixon, do escândalo Watergate.
A princípio, imaginei que filme seria apenas sobre a tentativa de deportar Lennon dos EUA, mas é um pouco mais profundo, mostrando não só a vida dos Beatles, como também de Lennon e um pouco sobre a política americana da época.
Vale a pena ver. Se juntar os filmes " Frost/Nixon" e "EUA vs Lennon", eu acho que dá pra se ter uma boa noção do que se passou nos 'donos do mundo' nas décadas de 60 e 70.
Elenco: Depoimentos de: Walter Cronkite, Mario Cuomo, Angela Davis, G. Gordon Liddy, George McGovern, Yoko Ono, Geraldo Rivera.
Direção: David Leaf e John Scheinfeld
Gênero: Documentário
Duração: 99 min.
Distribuidora: Filmes da Mostra
Ano: 2006 (estreia no Brasil em abril de 2010)
Trailer:
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário