terça-feira, 27 de abril de 2010

Frost / Nixon

Sinopse

Por três anos, depois de renunciar ao cargo de presidente dos Estados Unidos, Nixon permaneceu em silêncio. Mas, no verão de 1977, o rígido e perspicaz comandante-chefe deposto aceitou participar de uma entrevista intensa para confrontar as perguntas sobre seu tempo na Casa Branca e o escândalo do Watergate que o levou à renúncia. Nixon surpreendeu a todos ao selecionar Frost como o apresentador a quem iria confessar tudo com exclusividade. Da mesma forma, a equipe de Frost duvidava da habilidade de seu chefe para se segurar. Quando a câmera foi ligada, uma batalha entre os dois começou. Durante a entrevista, cada homem revelou suas inseguranças, egos e uma reserva de dignidade que, no fim das contas, pôs de lado a postura formal em uma exibição impressionante da verdade simples e pura.

Comentários:

Não gosto nenhum pouco da política e da cultura americana, mas confesso que não sou um bom entendedor dessa política. Fui atraído a ver esse filme mais pela curiosidade, e achei muito bom o jeito que foi mostrado os dias que antecederam a entevista de 1977. O caso Watergate (veja vídeo reportagem) é fácil de pesquisar, mas no filme fica mais fácil ainda entender e criticar. A "batalha verbal" em forma de entrevista prende a atenção, fazendo você sempre querer ver o minuto seguinte. E o bom é que os dois, tanto o entrevistado quanto o entrevistador, tentam esconder suas falhas e acabam caindo nelas.
O curioso é que David Frost sempre foi visto como um entrevistador comediante e o ex presidente Richard Nixon sempre como um cara muito esperto, em outras palavras, essa entrevista era para Nixon tirar proveito de Frost e limpar sua imagem. Toda a imprensa americana não gostou da ideia de Frost entrevistar Nixon, e os dias que se passaram a entrevista foram tensos pra todos ois lados. Foi um debate real, onde mostra desde a dificuldade de Frost conseguir dinheiro, depois passando pela 1ª parte da entrevista, onde Nixon detona Frost, e aí na parte seguinte uma bela batalha, onde os dois lados mostram a verdade. Bem, agora para saber como foi essa entrevista, é só assistir Frost Nixon.
Seria interessante passar esse filme no nosso senado, ou em praça pública em Brasília, e ver se tem alguém lá com coragem de enfrentar uma entrevista. Fica aí a dica...rs

Gênero: Drama
Tempo: 122 min.
Lançamento: 06 de Mar, 2009
Lançamento DVD: Jun de 2009
Classificação: 12 anos
Distribuidora: Universal Pictures Brasil

Elenco:
Toby Jones Frank Langella
Michael Sheen Sam Rockwell
Kevin Bacon Matthew Macfadyen
Oliver Platt Rebecca Hall
Andy Milder Kate Jennings Grant

Direção: Ron Howard
Produção: Tim Bevan,Eric Fellner,Brian Grazer,Ron Howard
Trailer: Clique aqui

3 comentários:

  1. Vc captou bem o lance, quem tenta esconder suas falhas sempre acaba caindo nelas, o filme é fantástico. Nada contra a cultura Americana. A propósito você sabe o que significa a palavra cultura. Mano, tente ir mais a fundo, para depois criticar. Fica ai um dica, blz?

    ResponderExcluir
  2. "Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylor para designar o todo complexo metabiológico criado pelo homem.[1] São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social; É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período."
    Sr. Calça Jens Anonimo Americano da Silva, realmente seria uma mentira eu falar que não como pizza hut ou que não uso nada americano (ex: calça jeans), mas esse filme mostra apenas uma pequenissima parte da podridão daquele povo tão superior quanto os seus amigos (dos americanos) terroristas. Assista "Capitalism: A Love Story", e veja como a cultura americana é 'maravilhosa e honesta'. Fica aí uma dica, okay? (bem americanizado esse okay...rsrs.)
    Divergencias a parte, obrigado pelo comentário. Mantenha contato e comente mais, pois aqui sempre encontrará respeito e respostas, mesmo que seja em oposição...rsrs

    abç a todos - F.Levy

    ResponderExcluir
  3. Muito bem, você conseguiu explanar de forma suscinta o que é cultura, entretanto, difere de política. Conheço muitos norte americanos que são contra as políticas adotadas pelos seus líderes. Principalmente a besta do antecessor ao Obama. Concordo que há muita podridão na política, não somente nos E.U.A. Haja vista o que acontece aqui. Não julgue a nação, mas sim seus líderes.
    Caro amigo, não sou capitalista, tampouco neo-liberalista. Sou socialista.
    Apenas gostaria que você fizesse uma reflexão sobre a palavra cultura. Aquele povo não é superior em nada. Apenas tiveram líderes tiranos, assim como os Alemães e os Russos, entre outros. E não nos impõe nada, afinal adoramos calça jeans e muitas outras coisas.

    ResponderExcluir