sinopse tirada da internet:
"Avatar nos conduz por um mundo espetacular além da imaginação, onde um herói relutante embarca numa jornada de redenção, descobertas e amor inesperado, ao liderar uma batalha heróica para salvar a civilização. No futuro, Jake é um ex-fuzileiro naval paraplégico levado em uma missão a um planeta chamado Pandora. Lá, além da riqueza em biodiversidade, existe também a raça humanóide Navi, com sua própria língua e cultura, o que evidentemente entra em choque com os humanos da Terra. O encontro com esses seres muda a vida dele para sempre."
Comentário:
Assisti Avatar exatamente na sua 1ª exibição aqui no Br, e mesmo não gostando desses filmes com muita tecnologia, algo me fez gostar desse em questão. Não ligo para a numerologia cinematográfica, mas tem algumas coisas que não tem como não comentar: Esse diretor é o fenômeno de Hollywood. O cara já tinha na carreira o filme de maior bilheteria do mundo (Titanic), e agora tem os 2 com maiores bilheteria. Avatar esperou 8 anos para que houvesse tecnologia para ser gravado, e realmente ele é uma inovação nas telas (e olha que eu nem o ví em 3D). E para completar, dizem que Avatar também bateu record no quesito publicidade.
Mas vamos ao filme: Belíssimas imagens, um ótimo enredo, bons atores, um pouco de romance e muita aventura. Está aí a receita de record de bilheteria.
No planeta Pandora, tudo se encontra em perfeita harmonia. Seus habitantes (Na'vi) vivem em paz, num local rico em natureza e sem a ganância do planeta Terra. Eis que aparecem os Humanos Terrestres e toda essa harmonia se acaba. Não é um filme de sangue, brigas e revoltas, mas tem destruição em massa, covardia e trapaças.
Assim que acabou o filme, sem querer, acabei traçando uma analogia sobre a política americana. Em Avatar o que está em jogo é o minério, mas fora dele vemos isso com petróleo, ouro, etc. Sei que o filme não tem nada a ver com isso, pois até agora não ouvi nada a respeito, mas pra mim os humanos ali representam a política americana, que simplesmente invadem locais onde não são chamados, não se importam com a destruição e sempre tem como objetivo dominar a riqueza, e não "salvar" os habitantes. Avatar tem muito disso, só que dessa vez um traidor salvou o local. Alguns integrantes da equipe dos humanos (o grupo geneticamente modificado para interagir com os Na'vi) perceberam a ganância de seu povo e resolveram ficar do lado dos nativos de Pandora. Será que teremos isso um dia na vida real? É bom esperar sentado, e de preferência vendo um filminho...
Ficha técnica:
EUA, 2009 - 162 min
Ação / Ficção científica
Direção:James Cameron
Roteiro:James Cameron
site oficial em português: clique aqui
Elenco:
Sam Worthington
Zoe Saldana
Stephen Lang
Sigourney Weaver
Michelle Rodriguez
Giovanni Ribisi
Trailer legendado: clique aqui
Trailer original em inglês:
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Excelente filme, belíssima fotografia e dispensa qualquer comentário sobre os efeitos especiais.
ResponderExcluirGostaria de fazer um comentário sobre o povo do céu, ou seja, a humanidade. O filme aborda o etnocentrismo, a forma como um determinado povo julga outro à partir de seus próprios valores e experências, como se o povo do céu fosse uma etnia superior. Muitas sociedades ainda se comportam dessa maneira, acreditam que os seus valores são superiores e julgam outras baseados em suas próprias experiências, sem ao menos buscar entender o seu semelhante, sua cultura e história. Muitos de nós ainda nos julgamos superiores ao indígenas e outros povos e apesar de estarmos no séc XXI ainda cometemos atrocidades por falta de tolerância e respeito.
Avatar é um filme com qualidade, os efeitos são ótimos e as paisagens perfeitas. Apesar de toda fantasia existente no filme, a mensagem passada é de alerta, a sociedade precisa acordar para os problemas ambientais. O filme tem bastante cenas de ação e algumas de romance também. No geral eu gostei e acho que vale a pena assistir.
ResponderExcluir