quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Hiatari Sushi Bar


No último final de semana fui com o Felype no restaurante japonês Hiatari na Vila Mascote. Existem mais três endereços: Anália Franco, Tatuapé e Guarulhos.

O carro-chefe é o rodízio que custa R$ 29,90 no jantar e inclui diversos tipos de sushi, tempurá de legumes, harumaki, temaki, yakisoba simples, teppan de salmão, gyoza e missoshiru, todos à vontade. O sashimi e o shimeji são limitados. Além do rodízio, oferece também boas opções a la carte, como combinados e pratos quentes.



É a terceira vez que vamos a esse restaurante, mas nessa última visita deixou um pouco a desejar, no início o atendimento foi bem vagaroso. Em relação aos pratos, o hot holl chegou à mesa frio, a alga do temaki não estava crocante e o único peixe disponível era salmão.


Apesar desses detalhes, gosto do Hiatari e pretendo voltar outras vezes, até mesmo porque é próximo de casa. rs No geral é uma boa opção, o ambiente é simples, tem preço justo, a comida é boa e o atendimento no geral também é bom.

Restaurante Hiatari
Av. Mascote, 1454 - Vila Mascote
Tel.: (11) 5031-0165
www.hiatari.com.br

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Leitor - Bernhard Schlink


Sinopse

Michael tem somente 15 anos quando conhece Hanna, uma mulher 21 anos mais velha. É o início de uma delicada relação amorosa, marcada por pequenos gestos e rituais. A leitura de clássicos de Tolstói, Dieckens e Goethe precede os encontros. Ao longo de meses, o casal repete essas cerimônias, interrompidas pelo súbito desaparecimento de Hanna. Sete anos depois, Michael, estudante de direito, é convidado a tomar parte em um julgamento contra criminosos do regime nazista. Ele descobre que uma das acusadas é sua antiga amante, o que o lança a um vórtice de culpa e piedade.

Comentário

Pela primeira vez gostei mais do filme do que do livro, normalmente é o contrário, até mesmo porque o livro é sempre mais rico em detalhes e trabalha com a imaginação. Mesmo gostando mais do filme, recomendo primeiro ler e depois ver o filme. Aqueles que não curtem muito ler, veja o filme, a meu ver ele foi fiel ao tema do livro.

Trata-se de um romance bonito, porém muito triste, duas vidas marcadas pela culpa, compaixão, vergonha e amor. Hanna guarda um segredo que considera mais vergonhoso que sua participação no Holocausto, transformando sua vida em um verdadeiro silêncio e com isso a vida de Michael é marcada para sempre.

A história nos leva a refletir sobre como a vergonha pode atrapalhar a vida e causar grandes desastres. E que não devemos julgar as atitudes, comportamentos e decisões dos outros, pois não sabemos o verdadeiro motivo que levou a agir de determinada forma.

O livro é escrito de forma simples mas em alguns momentos se torna um pouco confuso. É dividido em três capítulos, o primeiro conta o envolvimento de Michael e Hanna, no segundo, o julgamento de Hanna, essa parte chega a ser fatigante e a terceira e última, foi a que mais gostei, é a descoberta de Michael em relação ao segredo de Hanna.

Trailer:



segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Avatar

sinopse tirada da internet:
"Avatar nos conduz por um mundo espetacular além da imaginação, onde um herói relutante embarca numa jornada de redenção, descobertas e amor inesperado, ao liderar uma batalha heróica para salvar a civilização. No futuro, Jake é um ex-fuzileiro naval paraplégico levado em uma missão a um planeta chamado Pandora. Lá, além da riqueza em biodiversidade, existe também a raça humanóide Navi, com sua própria língua e cultura, o que evidentemente entra em choque com os humanos da Terra. O encontro com esses seres muda a vida dele para sempre."

Comentário:
Assisti Avatar exatamente na sua 1ª exibição aqui no Br, e mesmo não gostando desses filmes com muita tecnologia, algo me fez gostar desse em questão. Não ligo para a numerologia cinematográfica, mas tem algumas coisas que não tem como não comentar: Esse diretor é o fenômeno de Hollywood. O cara já tinha na carreira o filme de maior bilheteria do mundo (Titanic), e agora tem os 2 com maiores bilheteria. Avatar esperou 8 anos para que houvesse tecnologia para ser gravado, e realmente ele é uma inovação nas telas (e olha que eu nem o ví em 3D). E para completar, dizem que Avatar também bateu record no quesito publicidade.
Mas vamos ao filme: Belíssimas imagens, um ótimo enredo, bons atores, um pouco de romance e muita aventura. Está aí a receita de record de bilheteria.
No planeta Pandora, tudo se encontra em perfeita harmonia. Seus habitantes (Na'vi) vivem em paz, num local rico em natureza e sem a ganância do planeta Terra. Eis que aparecem os Humanos Terrestres e toda essa harmonia se acaba. Não é um filme de sangue, brigas e revoltas, mas tem destruição em massa, covardia e trapaças.
Assim que acabou o filme, sem querer, acabei traçando uma analogia sobre a política americana. Em Avatar o que está em jogo é o minério, mas fora dele vemos isso com petróleo, ouro, etc. Sei que o filme não tem nada a ver com isso, pois até agora não ouvi nada a respeito, mas pra mim os humanos ali representam a política americana, que simplesmente invadem locais onde não são chamados, não se importam com a destruição e sempre tem como objetivo dominar a riqueza, e não "salvar" os habitantes. Avatar tem muito disso, só que dessa vez um traidor salvou o local. Alguns integrantes da equipe dos humanos (o grupo geneticamente modificado para interagir com os Na'vi) perceberam a ganância de seu povo e resolveram ficar do lado dos nativos de Pandora. Será que teremos isso um dia na vida real? É bom esperar sentado, e de preferência vendo um filminho...

Ficha técnica:
EUA, 2009 - 162 min
Ação / Ficção científica
Direção:James Cameron
Roteiro:James Cameron
site oficial em português: clique aqui
Elenco:
Sam Worthington
Zoe Saldana
Stephen Lang
Sigourney Weaver
Michelle Rodriguez
Giovanni Ribisi
Trailer legendado: clique aqui
Trailer original em inglês:

Círculo de Fogo (Enemy at the Gates)


Sinopse

A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942, quando os soldados de Hitler tentavam invadir uma das últimas cidades da Rússia que ainda resistia (Stalingrado). Vasily Zaitsev (Jude Law) é um jovem atirador russo que, convencido por um companheiro político (Joseph Fiennes), torna-se o ícone da propaganda russa em plena guerra. A fama de Vasily o torna uma lenda viva para o exército russo e desperta também a atenção do exército nazista, que envia seu melhor atirador de elite (Ed Harris) com o objetivo de matar aquele que se tornou a esperança de toda a Rússia.

Comentário

Esse filme é de 2001, muitos com certeza já assistiram ou ouviram falar, mas enfim só assisti agora e recomendo, achei muito bom. O filme é ótimo, tanto pela história, como pela fotografia e as atuações. É envolvente e prende muito a atenção. É baseado em fatos reais, conta a trajetória de Vassili Zaitsev, um atirador russo que participou da Batalha de Stalingrado e tornou-se um verdadeiro herói. Vassili fez toda a diferença durante esta batalha que foi considerada uma das mais brutais da história.


Ficha técnica

Direção: Jean-Jacques Annaud
Gênero: Drama/Guerra
Ano de lançamento: 2001
País de Origem: EUA
Duração: 131 minutos

Elenco: Jude Law (Vasily Zaitsev), Joseph Fiennes (Danilov), Rachel Weisz (Tania Chernova), Bob Hoskins (Krushev), Gabriel Thomson (Sasha), Ed Harris (Major Konig), Ron Perlman (Koulikov) e Robert Stadlober (Spotter).