terça-feira, 8 de setembro de 2009

Anticristo


Olá galera!!!! Após um retiro de 2 meses sem entrar numa sala de cinema, voltei com força total.
Quando eu vejo um filme forte, pesado, costumo dizer que é um tapa na cara. Esse que vou comentar agora é uma voadora no peito!!!rsrs
Filme: Anticristo
Sinopse tirada da internet: Um casal (interpretado Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg) devastado pela morte de seu único filho se muda para uma cabana isolada na floresta Éden, onde coisas estranhas e obscuras começam a acontecer.
A mulher é uma intelectual escritora que não consegue se livrar do sentimento de culpa pela morte do filho, e ele, um psicanalista, tenta exercer seu meio de trabalho para ajudar a esposa.

Comentário:
Já assisti vários filmes com cenas fortes e chocantes (Requiem for a Dream, Violência Gratuíta,...), mas em todos os espectadores saem da sala comentando e conversando. Dessa vez, os 40 espectadores esperaram acender as luzes e saíram um de cada vez, sem olhar para trás e sem falar nada. Uma cena inacreditável!!!! Eu demorei uns 3 minutos pra conseguir falar alguma coisa. Não é que o filme é pesado, mas sim suas cenas.

Tudo começa numa cena de sexo (e eu diria sexo explícito) com os 2 personagens do filme (ele e ela), e ao mesmo tempo mostra o único filho do casal saindo do berço e caindo da janela do apartamento.

O filme é separado em 2 partes (Prólogo e Epílogo) e 4 capítulos (Dor, Luto, Desespero e Os três Mendigos). A cada capítulo as cenas ficam cada vez mais fortes e aterrorizantes. Apesar do filme ser catalogado como terror, não se trata de um filme de medo, e sim de um filme pra quem tem estômago forte...rsrsr
Vocês vão ouvir muitas vezes as pessoas comentarem sobre algumas cenas. Da masturbação, do estupro, da perna, da tesoura,... e é nisso que o filme é forte. São cenas surreais, que deixam seus espectadores imóveis e calados. Cenas que vistas separadamente não tem o menor sentido, mas vistas no decorrer do filme fazem toda a diferença. Falar é fácil, mas ver no filme sexo explícito, aborto de animal, mutilação, não é tão simples assim. Cenas dolorosas, mas onde não transmite pena para o personagem, e sim pensamentos assustadores sobre o comportamento humano. Depois de ler essa notícia, entendi perfeitamente de onde veio a inspiração do diretor: "Von Trier criou o longa quando passava por uma depressão profunda e o filme realmente é o trabalho de alguém emocionalmente perturbado".
Foi escolhida a mesma ópera para começar e terminar o filme. Só que o filme começa num momento de prazer, e termina longe disso (pode ser alívio, mas não prazer).
Lendo e ouvindo algumas críticas, separei uma que eu acho que resume bem:
"Antricristo não é um filme de horror, mas, sim, de horrores, sem medo de afundar no lado mais obscuro do ser humano - como raramente se vê no cinema. Nesse sentido, faz parecer que o próprio Von Trier possa ser o anticristo do título."

Se você quer um filme "família", ou um calminho para ver à 2, um conselho: Fique longe até do cartaz "Anticristo".

ficha técnica:
título original:Antichrist
gênero:Terror
duração:01 hs 40 min
ano de lançamento:2009
site oficial: clique aqui
distribuidora: California Filmes
direção: Lars Von Trier
roteiro:Lars von Trier


Trailler:

Nenhum comentário:

Postar um comentário