quarta-feira, 12 de maio de 2010

Trilogia Millenium - Stieg Larssom

A trilogia Millennium foi escrita por Stieg Larsson, jornalista e ativista político muito respeitado na Suécia, morreu subitamente em 2004, aos cinquenta anos, vítima de enfarte, e não pôde desfrutar do sucesso estrondoso de sua obra. Seus livros não só alcançaram o topo das vendas nos países em que foram lançados (além da própria Suécia —onde uma em cada quatro pessoas leu pelo menos um exemplar da série —, a Alemanha, a Noruega, a Itália, a Dinamarca, a França, a Espanha e a Inglaterra), como receberam críticas entusiasmadas.

Fonte: http://www.trilogiamillennium.com.br/



'Os Homens que não Amavam as Mulheres' – Primeiro volume da trilogia

Sinopse: Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander investigam o caso, mas o que eles não sabem é até onde a Familía Vanger está disposta a ir para se proteger.

Comentário: O início do livro é um pouco cansativo, mas logo a história entra num ritmo eletrizante deixando o leitor curioso para saber o que realmente aconteceu com Harriet Vanger. Os personagens principais, Lisbeth Salander e Mikael Blomkvist, são sensacionais. A Salander apesar do seu jeito todo esquisito, conquista o leitor. A trama é bem detalhada com alguns trechos fortes de violência e muito suspense.


'A Menina que Brincava com Fogo”'– Segundo volume da trilogia

Lisbeth Salander é acusada de triplo assassinato, e a polícia está em seu encalço. A jovem hacker é esquiva, egoísta e pode ser muito violenta quando provocada. Mikael Blomkvist, editor-chefe da revista Millennium, sabe muito bem disso. Mas, ao contrário do restante da imprensa, que não se acanha em crucificá-la, ele acredita na inicência da moça. Para ele, os homicídios relacionam-se a uma série de reportagens que a Millennium pretendia publicar sobre o tráfico de mulheres provenientes do Leste Europeu. Um esquema de corrupção cujos tentáculos alcançam promotores, juízes, policiais e jornalistas. Lisbeth livrou Mikael da morte dois anos antes. Agora ele tem como retribuir.

Comentário: Tão maravilhoso quanto o primeiro. Nesse livro o foco é a vida de Lisbeth Salander, que por sinal é bem complicada. Novos personagens surgem e a história fica cada vez mais interessante e cheia de surpresas. Alguns mistérios começam a ser desvendados e a ansiedade para continuar lendo aumenta.


'A Rainha do Castelo de Ar' – Último volume da trilogia

Sinopse: Neste terceiro e último volume da série, Lisbeth Salander se recupera, num hospital, de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, enquanto Mikael Blomkvist procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga, acusada de vários crimes. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se, ela quer uma oportunidade para dar o troco. E agora conta com excelentes aliados. Além de Mikael, estão nessa jornada Annika Giannini, advogada especializada em defender mulheres vítimas de violência, e o inspetor Jan Bublanski, que segue sua própria linha investigativa, na contramão da promotoria.Com a ajuda deles, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos se articulou nos subterrâneos do Estado sueco, um complô em cujo centro está um perigoso espião russo que ela já tentou matar.

Comentário: O último volume também é maravilhoso, um pouco confuso devido ao grande número de personagens e com nomes bem complicados para ajudar. A parte mais emocionante é o julgamento da Lisbeth Salander, fiquei na torcida para tudo terminar bem.

No geral, os três livros são fascinantes! As histórias são envolventes e muito interessantes. Vale muito a pena ler. É uma ótima opção para quem gosta de livros policiais. A trama envolve diversos assuntos, como corrupção, violência sexual, abuso de poder, investigação, mistério enfim aborda diversos temas. Posso dizer que é pra poucos, afinal cada livro tem mais de 500 páginas. Rs

O filme referente ao primeiro livro estréia essa semana no Brasil, já li algumas críticas dizendo que é bem fiel ao livro. Não vejo a hora de assistir!

Um comentário:

  1. Hoje terminei de ler o 3º volume da Triologia Millennium. Gostei muito, é uma leitura fascinante, prende do começo ao fim. Você fica imaginando os personagens que são muitos, cada qual mais interessante, principalmente Mikael e a Lisbeth. Cheguei a ler 300 páginas em um dia de tanta curiosidade.
    Valeu muito! Recomendo!
    Agora quero assistiros filmes...

    ResponderExcluir