Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.
Comentário
Terminei de ler a pouco tempo, "Memórias de uma Gueixa" e adorei! O livro é muito interessante porque mostra aspectos históricos, descreve a cultura japonesa e a vida das gueixas, que ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são prostitutas de luxo, e sim mulheres que são treinadas ao longo da vida para entreter os homens. E sinceridade, não é para qualquer uma, exige muita dedicação e esforço, as gueixas são artistas, elas cantam, dançam, tocam instrumentos, enfim possuem muitas habilidades.
Embora seja ficção, a forma como foi escrito parece real. A história é muito bonita, porém sofrida. Vale a pena ler!
Embora seja ficção, a forma como foi escrito parece real. A história é muito bonita, porém sofrida. Vale a pena ler!
Para quem gosta mais de filme do que de livro, tem a opção de assistir "Memórias de uma Gueixa", o filme foi lançado em 2005 e também é muito bom, achei fiel ao livro com apenas pequenas mudanças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário