Sinopse tirada da internet:
Jean Charles é baseado no mundialmente conhecido caso do brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado no metrô de Londres por agentes do serviço secreto britânico em julho de 2005, ao ser confundido com um terrorista. O filme revela os últimos meses da vida do eletricista mineiro, a partir da chegada a Londres de sua prima Vivian, que vai morar com ele e os primos Alex e Patrícia. A trágica morte de Jean Charles abala seus primos, que precisam reconstruir suas vidas após a dolorosa perda, em meio à luta por justiça.
Comentário:
Apesar de todo mundo já saber o final do filme, vale a pena ver, principalmente as pessoas que um dia saíram de casa para tentar ganhar a vida lá fora, ou saíram apenas como uma aventura, sabendo que um dia iria voltar (ou pretendia voltar).

Selton Mello está mais uma vez num belo papel, mas quem realmente rouba a cena é Luís Miranda, que interpreta Alex, o primo de Jean. O cara alem de fazer cenas engraçadas, comove na parte dramática.
E como curiosidade e para deixar o filme mais verídico ( de acordo com a visão da família de Jean), quem atuou como prima de Jean foi a sua verdadeira prima, Patrícia Armani.
Pesquisando sobre o caso Jean Charles, é impressionante como os envolvidos escondem os fatos.


O filme não é aquela super produção, com uma trilha sonora envolvente e efeitos de filmagens (muito parecido com filmes documentários). A intenção é mostrar o cotidiano de um imigrante brasileiro em Londres. Mostrar a vida, e não a morte. Mas é claro que mostra o pós morte, deixando em aberto a investigação, onde até hoje nenhum policial foi condenado pela morte de um inocente. Com tantas imagens, documentos e depoimentos, a competente polícia londrina decidiu não processar nenhum policial, alegando falta de provas. Pra quem achava que isso só acontecia no Brasil...
É claro que aqui estamos vendo praticamente só 1 lado da moeda, mas lendo as notícias desses links, fica difícil acreditar que a polícia agiu em nome da segurança da cidade.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1168105-5602,00-AGENTE+QUE+ADMITIU+TER+FRAUDADO+PROVA+NO+CASO+JEAN+CHARLES+E+ABSOLVIDO.htmlAGENTE+QUE+ADMITIU+TER+FRAUDADO+PROVA+NO+CASO+JEAN+CHARLES+E+ABSOLVIDO.html
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1027501-5602,00-JUIZ+AFIRMA+QUE+HOUVE+ERROS+SISTEMATICOS+DA+POLICIA+NA+MORTE+DE+JEAN+CHARLE.html
http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/02/13/ult1859u673.jhtm
abç, e até a próxima
Ficha Técnica

Título Original: Jean Charles
Título em ingles: Brazuca
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento (Inglaterra / Brasil): 2009
Direção: Henrique Goldman
Roteiro: Marcelo Starobinas e Henrique Goldman
Produção: Carlos Nader, Henrique Goldman e Luke Schiller
Elenco:
Selton Mello (Jean Charles de Menezes)
Vanessa Giácomo (Vivian)
Luís Miranda (Alex)
Patrícia Armani (Patrícia)
Maurício Varlotta (Maurício)
Sidney Magal (Sidney Magal)
Daniel de Oliveira (Marcelo)
Marcelo Soares (Chuliquinha)
Rogério Dionísio (Bisley)